"Although it is not true that all conservatives are stupid people, it is true that the most stupid people are conservative." John Stuart Mill
28
Jan 12
publicado por Tó Zé, às 13:08link do post | comentar

Apesar das declarações de Cavaco terem sido proferidas há já algum tempo, eu decidi falar desse tema apenas no rescaldo. Depois de muitos comentários a que assisti na internet, depois de muitas palavras sobre o tema vertidas como sangue nas publicações periódicas, acho que apenas Ricardo Araújo Pereira faz uma boa análise da situação.

Na sua crónica semanal na Visão, ele fala do modo como os portugueses estão finalmente unidos, Cavaco conseguiu realmente provocar esse efeito, mas, para o tentarem demitir.

Mas, para além daquilo que é dito na crónica, acho que há algo bastante mais importante. Durante dez anos aquele homem foi o nosso primeiro-ministro. Ele governou o país numa altura em que os portugueses tinham dinheiro. Estranhamente, esse mesmo homem consegue dizer que não tem dinheiro para pagar as suas despesas pessoais. 10000€ não chegam a um economista para as suas despesas, principalmente quando tem um palácio pago para viver, carros pagos pelo estado, roupa paga. Sendo que a única coisa que ele tem de comprar é às, vezes, a comida. Bem, se 10000€ não lhe chegam, a ele que é economista, então como estará uma pessoa com o ordenado mínimo? A morrer à fome.

Estas declarações deixam-nos duas questões. A primeira é a competência de Cavaco Silva enquanto economista, e a outra é a justiça do salário mínimo nacional.

Relativamente à competência, a resposta é mais que evidente. O país está a atravessar uma crise de sobreendividamento, algum tempo depois de ele ser primeiro-ministro, na verdade, aquele que mais endividou o país. Por outro lado, Cavaco foi um professor de economia que ensinou centenas de alunos, que possivelmente até foram gerir empresas, que dez mil euros não chegam para pagar despesas que não chegam a metade do valor, estão explicadas as falências nacionais.

A segunda questão tem uma resposta ainda mais simples. Deve-se aumentar o salário mínimo nacional para dez mil euros por mês, os portugueses têm de conseguir viver. Espero que o PCP ou o BE levem esta proposta ao parlamento, mesmo como uma parvoíce, pelo menos envergonha os deputados do PSD.

Para mais, eu tenho uma frase neste blog que diz que ainda que nem todos os conservadores sejam estúpidos, é certo que os mais estúpidos são conservadores. Para isso ser comprovado, basta verificar Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite (se bem se recordam, ela fazia questão em não ir preparada para os debates). Dois exemplos dos piores políticos portugueses, ambos no mesmo partido de centro direita. Fantástico, não acham?


mais sobre mim
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
18
19
20
21

23
24
25
26
27

29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO