"Although it is not true that all conservatives are stupid people, it is true that the most stupid people are conservative." John Stuart Mill
20
Fev 12
publicado por Tó Zé, às 08:34link do post | comentar

Depois de ter lido no website do Diário Económico a notícia sobre o jornalista da TVI que sofreu represálias por dar a conhecer ao mundo algo que até é importante, pelo menos para nós, questionei-me sobre o direito à informação.

Quando os paparazzi seguem as pessoas de modo a saberem tudo sobre as suas vidas privadas para contarem nas revistas, temos a aceção clara de que é ilegal, ou pelo menos não é ético. No entanto, aqui estamos perante o caso de um repórter de imagem que gravou uma conversa entre dois ministros, numa sala pública, sobre um tema que diz respeito tanto aos contribuintes portugueses como alemães.

Se no primeiro caso considero, como já disse, que não é ético, no segundo, acho que é perfeitamente ético o jornalista passar ao mundo uma informação importante. Todos os portugueses e alemães têm o direito de saber se vai realmente haver um novo empréstimo a Portugal para pagar as contas. E mais, todos os europeus têm o direito de saber por que razão essa discussão não é pública, no Parlamento Europeu, mas sim numa conversa privada entre dois ministros. Os europeus devem ainda saber se realmente a Alemanha está realmente a controlar o poder europeu através da economia, ao ponto de já não se usar os canais europeus mas sim a conversa com o próprio ministro alemão.

Depois deste desvio ao tema do texto, quero concluír que realmente o jornalista não cometeu nenhuma falta, a nível ético, limitando-se a mostrar em primeira mão ao mundo um tema que nos afeta a todos. Coloca-se ainda outra questão que é talvez ainda mais importante, será que a Europa está a entrar num estado quase salazarista em que os governantes têm de tomar as decisões longe do povo mas para "bem do povo", será que a Europa está a entrar num estado político igual àqueles que sempre lutou para serem destruídos? Esperemos que não, porque pelo menos eu, ainda gosto demasiado da Europa para deixar que isso aconteça, e espero que todos os europeus estejam comigo.


mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
16
17
18

19
21
23
24
25

26
27
28
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO