"Although it is not true that all conservatives are stupid people, it is true that the most stupid people are conservative." John Stuart Mill
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Fev 12
publicado por Tó Zé, às 10:15link do post | comentar

Numa altura em que se volta a falar de greves na CP e em que as pessoas voltam, como cães raivosos a pedir a tirania das privatizações, visto que só isso pode salvar o que resta dos transportes, eu continuo a defender não só o público como os grevistas.

Começando pelos grevistas, acho que eles devem lutar pelos seus direitos, mesmo que isso implique regalias estapafúrdias (o que eu duvido é que essas regalias sejam assim tão descabidas). É verdade que em tempo de crise TODOS temos de fazer sacrifícios, espera-se isso de TODOS incluindo os governantes e os donos de cadeias de supermercados holandesas. Não percebo por que razão os funcionários da CP não podem ter regalias mas os gestores podem ter carros de serviço caríssimos, que em nada contribuem para o desenvolvimento da empresa em questão. Não entendo porque reclamamos com ordenados um pouco acima da média quando os gestores de empresas públicas ganham o que ganham.

Quando falei que todos devem fazer sacrifícios, falei nos governantes e nos donos de supermercados, é óbvio que podem-se efetuar reformas salariais que convertam ordenados de 7000€ por mês ou acima desse valor num máximo salarial público de, por exemplo, 4000€ por mês. O Estado pode criar uma lei do máximo apenas inerente ao Estado e às empresas públicas, é claro que esse teto máximo incluiria lá dentro todos os subsídios e bónus que os trabalhadores pudessem receber. O exemplo só tem de vir de cima para todos nós o aceitarmos. Se pessoas como o Paulo Portas abdicarem de grandes ordenados, talvez quem está mais abaixo não se queixe ao seguir o exemplo. É claro que uma lei assim deve ser aplicada a todo o Estado e não apenas aos "chulos dos grevistas", como dizem muitos cães raivosos.

Descendo ao patamar das reformas administrativas e privatizações, assumo que deve ser o Estado a controlar tudo o que ainda controla, sem intenção de obter lucro. Os transportes públicos não são exceção e é verdade que são necessárias algumas reformas. Por exemplo, em Lisboa existe a Carris e o Metro, se unirmos os dois, poupamos de imediato em toda a cadeia de gestão, depois, podemos realmente suprimir algumas carreiras de autocarros que não fazem falta devido ao Metro e colocar os autocarros, com os mesmos custos em locais da cidade onde sejam necessários à população. O sistema de transportes deve ser reformado com eficiência e não com cortes cegos na despesa.

Assumo inteiramente que o Metro não precise de tantas carruagens fora da hora de ponta e pode realmente andar mais devagar. Mas também assumo que a gestão dessa empresa pública deve ser mais comedida nos custos de carros de serviço, se realmente os transportes são assim tão bons, podem usá-los para irem até aos locais necessários dentro da cidade. Se precisarem de transportes só para eles dentro da cidade significa que não conseguem usar os apregoados maravilhosos transportes públicos.

Também assumo que as pessoas possam contribuir para melhorar os transportes públicos dando sugestões e até não estando demasiado tempo a conversar à porta do comboio, como vi uma vez na linha de Cascais, ou entram ou saem, mas rapidamente. Se calhar, o problema não é dos trabalhadores, é dos gestores que não sabem gerir convenientemente as empresas do Estado (ou que têm ordens para o fazer mal e assim justificar privatizações junto da opinião pública).

Com este texto quis demonstrar que realmente muito está mal neste país, mas, devemos melhorar e não atirar as culpas a quem trabalha como nós.

 

Aqui vão os ordenados da CP:

http://www.sinfa.org/cp_carga_01.pdf

 

E aqui os da Carris:

http://www.sitese.pt/webuploads/docs/523/ficheiro/Carris.pdf

 

Infelizmente não encontro nenhuma tabela fiável relativa aos vencimentos do metropolitano de Lisboa. Com tabela viável assumo algo publicado pela direção da empresa, pelo Estado ou por um sindicato, em contrapartida, para quem quiser disponibilizo informações do Correio da manhã (que todos conhecemos por ser um jornal de confiança e nada sensacionalista) num blog que encontrei na internet com dados relativos a 2006:

http://www.contra-brecagem.com/forum/index.php?topic=569.0


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